Coordenador : Sérgio Luiz Braga França
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396147.2206.49855.20062023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Profissionais com atuação em qualquer nível da organização (privada, pública ou do terceiro setor) interessados em aplicar ferramentas de forma mais estruturada e analítica para a redução de desperdícios e contribuir para melhoria dos resultados operacionais e estratégicos. Requisito mínimo: Ensino superior.
Objetivo
Apresentar os conceitos e operacionalização da viabilidade econômica e financeira de Projetos. Fluxo de caixa do projeto e do acionista. Explanar sobre os principais métodos de análise de Risco em Projetos. Apresentar e operacionalizar os conceitos de alavancagem operacional, financeira e combinada. Ponto de equilíbrio operacional e financeiro. Estabelecer o conceito de estrutura de capital. Explanar sobre o custo de capital: capital de terceiros e próprio Política de Dividendos
Resumo
O Rio de Janeiro foi fortemente afetado pela crise econômica, especialmente os setores industrial e de serviços, de grande importância econômica e social. Em virtude disso, houve desaceleração econômica, queda na intenção de investimentos por parte das empresas e desemprego em massa. Agora, todos os indicadores de desempenho da nossa economia começam a sinalizar uma retomada do crescimento e diante desse novo cenário, que aponta como promissor, temos de estar preparados para encarar os novos desafios que inevitavelmente advirão. Neste sentido, o Curso de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos visa capacitar profissionais para a decisão econômica e financeira na área de Projetos, crucial para a sustentabilidade das organizações.